Bom dia amorecos...
Qual a mãe ou o pai que não passou pela famigerada pergunta: O QUE É SEXO?? Pois é, chega uma hora que não dá mais para burlar essa icognita da cabecinha de nossos filhotes e é melhor que eles saibam pelos pais do que por seus amigos de escola, internet ou TV!!!
Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um site bem bacana... Vale a pena dar uma espiadinha no blog do projeto "
SE LIGA FAMÍLIA!". O projeto tem por objetivo ajudar a família a entender e desempenhar sua missão de fazer diferença na sociedade atual.
Segue um texto do projeto sobre COMO E QUANDO FALAR DE SEXO COM OS FILHOS??
Nesse assunto, como em qualquer outro, é claro que não há uma receita de bolo que você pode seguir e então tudo dará certo. É necessário entender o desenvolvimento de cada um de seus filhos, que invariavelmente são diferentes, para conseguir atingir os objetivos dessa educação. Segue algumas sugestões:
- Sempre que tiver uma oportunidade, ensine sobre os propósitos da sexualidade: União, procriação, gratificação, prazer e doação, sempre no contexto de uma família. Para ter confiança dos seus filhos no momento dessa conversa é necessário cultivar desde pequenos o diálogo e o prazer decorrentes de uma boa conversa;
- Não fique apenas no be-a-bá que aprendeu de seus pais. Informe-se e mantenha-se atualizado com bons livros (veja lista de sugestões abaixo)
- Ensine sobre a excelência do corpo humano e como Deus nos criou de maneira incrivelmente perfeita
- Procure evitar apelidos ou fábulas (Por ex: falar de cegonhas ou chamar os órgãos genitais de “pipi” ou “periquita”)
- Se não souber como responder, fique à vontade para dizer que não sabe e que vai responder depois. Mas mantenha o seu compromisso: assim que encontrar a maneira certa de explicar, procure seu filho e lhe dê a resposta
- Sempre use a regra do mínimo. Não complique. Se o seu filho perguntou algo, procure saber exatamente o que ele quis saber e não vá além. Se ele não ficar satisfeito, perguntará novamente e você pode ir um pouco mais adiante
- Prepare-os para se defenderem de possíveis abusos. Ensine as três regras: 1. Seu corpo é algo privativo. 2. Não guarde segredos nessa área. 3. Confie em seus sentimentos (mais detalhes clique aqui)
- Não fique esperando as perguntas. Seja intencional e crie momentos especiais que dêem liberdade para seus filhos perguntarem. Se eles não se sentirem à vontade, não vão perguntar a vocês, mas aos amigos da escola. Acredite: aprender com vocês, pais, é sempre a melhor maneira.
- Se os filhos chegaram à pré-adolescência e ainda não manifestaram interesse, é possível que não tenham liberdade com vocês ou realmente são muito imaturos. Não ache que é prematuro, pois você vai ensinar a sexualidade da maneira correta, e vai ser bem mais fácil do que ficar consertando depois.
- A vida íntima do casal não deve ser exposta. Cuidado ao abrir particularidades que podem depois afetar até mesmo o relacionamento do casal.
Ricardo Lebedenco - baseado nos livros abaixo citados
O quer ler?
- Como e Quando Falar de Sexo com seus filhos - Stan e Brenna Jones
- Macho e Fêmea os criou - Carlos “Catito” Grzybowski
- Quem Ama, Educa! - Içami Tiba
Espero que tenham gostado!!!
Bjkssssssssssssssssss