Gentemmmmmmmmm o que houve com o blogspot ontem, caraca estava doidão!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
Voltando ao que interessa, hoje falarei sobre cores.
A cor é uma ferramenta usada desde a antiguidade para representar algo, o branco a pureza das donzelas, dava-se valor, por exemplo, às roupas na cor roxa, chamada "púrpura", pois essa cor era derivada de um pigmento muito raro que só a nobreza tinha condições de adquirir, já os plebeus usavam roupas na cor azul cujo pigmento era fácil de ser encontrado.
A mais antiga teoria sobre cores que se tem notícia é de autoria do filósofo grego Aristóteles onde concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto.
Na renascença a natureza das cores foi estudada pelos artistas: Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci e Isaac Newton. No século XVII por Le Blon e no século XIX o poeta Goethe se apaixonou pela questão da cor e passou trinta anos tentando terminar o que considerava sua obra máxima: um tratado sobre as cores que poria abaixo a teoria de Newton.
A principal objeção de Goethe a Newton era de que a luz branca não podia ser constituída por cores, cada uma delas mais escura que o branco. Assim ele defendia a ideia das cores serem resultado da interação da luz com a "não luz" ou a escuridão.
Atualmente, o estudo da teoria das cores nas universidades se divide em três matérias com as mesmas características que Goethe propunha para cores: a cor física (óptica física), a cor fisiológica (óptica fisiológica) e a cor química (óptica físico-química).
O conteúdo é basicamente a teoria de Newton acrescida de observações modernas sobre ondas. Os estudos de Goethe ainda podem ser encontrados em livros de psicologia, arte e mesmo livros infanto-juvenis que apresentam ilusões de óptica.
Pesquisa realizada AQUI
É galerinha, para tudo temos um fundamento ou uma história!!!
Como o tema é extenso e daria muito pano para manga vou postá-lo por partes... falarei da cor na moda, na decoração, no feng shui e na saúde através da cromoterapia!!!
bjkssssssssss e até a próxima
Oieeeeeee, tudo bem? Adorei conhecer seu cantinho. Bjs.
ResponderExcluirBa
ResponderExcluirObrigada pela visitinha lá no blog.
Cores...cores..pq será Ba que n vivo sem elas? Será pq sou da Bahia e lá td é colorido? Não sei explicar,so sei que vivendo neste pais de cor cinzenta,sinto falta das cores do nosso Brasil.
Amei o post..bjkas
Fiquei extramente feliz com sua visita e porque gostou do selinho.
ResponderExcluirbeijos
Sempre penso o porque que não consigo vestir amarelo e azul claro , duas cores que nas coisa amo ... sabe a ultima cor que adicionei foi o rosa que também não vestia , me traz alegria , e é espantoso como a cor influencia a gente né bjimmm
ResponderExcluirBárbara,
ResponderExcluirPrimeiro que ontem estava uma loucura e não consegui postar, sem falar que estava com muita dor e tomei um remédio que me fez ver a luz, porque dormi como uma pedra.
Mas, passadas as justificativas de praxe....
COMO MINHA BOLSA É CHIQUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tentei de todas as maneiras ampliar a imagem para ver melhor e nada, estou aqui, querendo ver todos os detalhes e não consigo, mas paciência é uma virtude...
Adorei saber que vamos falar de cores, principalmente agora que estou frustrada com a minha escolha, então vouter desculpa para trocar a cor, rsrs.
Tem selinhos para você lá no blog.
Beijos
Meninaaaa que aula gostosa!!!! Bjsss
ResponderExcluirCores são tantas que fico confusa na hora de decidir alguma decoração, qual cor ficara melhor...
ResponderExcluirMas no final sai td certo... hehee
Menina no meu primeiro semestre na facul tive que fazer um trabalho enorme sobre cores.
ResponderExcluirNossa é uma pesquisa ilimitada de combinações.
Bjks.
Barbara,
ResponderExcluirNem sei dizer exatamente como parei aqui, só sei que vi algumas coisas bem legais e resolvi comentar.
Adorei este post sobre cores! Informações importantíssimas!
beijos,