AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO

Olá queridas flores e cravos do meu jardim,

Hoje falarei sobre uma coisa muito séria, o TABACO... O texto a seguir foi retirado do site InfoEscola, é um pouco extenso mas é perfeito, vale a pena perder uns minutinhos ainda mais se você for FUMANTE!!!

São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.
O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.
Devemos lembrar que, embora o Estado permita sua fabricação e comercialização (graças aos impostos arrecadados), a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120.000 mortes ao ano.
Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completa enganação, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora.
Assim que é tragada a fumaça provoca alterações no organismo, são elas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sangüíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares ( infarto, angina e doenças coronárias).
Dizer que o cigarro pode provocar muitos males não é exagero, aqui vão algumas destas doenças: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.
Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco. Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como: grande motivação individual, estabelecer uma data específica, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível.

Quando comecei a escrever esse blog coloquei na cabeça que só postaria coisas bonitas, mas nem tudo são flores nesse nosso caminho... A seguir mostrarei algumas fotos da campanha maravilhosa feita em 2008 pelo Ministério da Saúde juntamente com o INCA, aqui colocarei somente as "menos" impactantes, no final do post terá um link para uma outra página para maiores de 18 e FUMANTES!!!

Se conseguir com isso fazer com que uma pessoa deixe de fumar ficarei FELIZZZZZZZ!!!






JÁ SABENDO QUE SÃO CENAS FORTES!!!
Para ver mais imagens clique AQUI

bjksssssssssssss

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Barbieee....
Adoreiii as informações, todos sabem dos maleficios que o cigarro causa, mas mesmo assim as pessoas não deixam este vicio... Eu detesto o cheiro e tenho pavor qnd chegam e fumam perto de mim, isso me irrita eu simplesmente sou bem mal educada qnd isso acontece e saio de perto!!!!
Boa semana querida
Bjokassss

Lilian Carvalho disse...

Amiga...odeio cigarro ecaaa...tô forissima!!
Ba...acho que configurei alguma coisa errada...tá saindo como perfil da Vi...mas é a Li...rsrs...bjuu

Viviane Carvalho Ezaki disse...

ODEIO CIGARRO....
E VOU FAZER UM LINK TBM...
TODS JUNTOS NUMA SÓ ONDA!!!
RSRSRSR
BJÃO
VIVIANE

tia Ném disse...

Amiga, parabéns pelo excelente texto. Adoro esse tipo de chamada, que faz "alguns" dos seres humanos refletirem. Digo isso, porque infelizmente a maioria nem toma conhecimento de um assunto tão grave.

Mudando de assunto...cheguei em casa agora, estou que não me aguento de tanto ri, kkkkkkk. Menina, então vc é minha concorrente no concurso! Aqui em casa também eles dizem a mesma coisa, hahahahahaha.
Sabe, temos olho clínico, somos especiais...queria dedicar meu post de hoje à Lúcia(calmaque...), mas ela não está legal...deixei prá uma outra ocasião. Bjs: Tia Ném.

Lú Assunção disse...

Olá, Bárbara. Fiquei super feliz com sua visita e vim rapidinho retribuir...Risos.Que Blog maravilhosoooso este seu, menina...Ameiiii!!!
Vou seguí-la para não perdê-la de vista.Tenha uma semana maravilhosa!!!

Baronesa disse...

Pavor de cigarro!

É isso aí, Barbie!

Bjks

Veronica Arteira disse...

Oi, Bárbara, vim retribuir a visitinha tão carinhosa. Adorei o artigo. Hj uma das professoras de um curso que estou fazendo contou como largou o cigarro e foi um depoimento bem legal tb, e sem lembrarmos que era o dia Nacional sem tabaco. Coisas da vida!!!
Voltarei sempre e já estou seguindo vc aqui tb.
bjsssssssssssss

Veronica Arteira disse...

Oi, Bárbara, vim retribuir a visitinha tão carinhosa. Adorei o artigo. Hj uma das professoras de um curso que estou fazendo contou como largou o cigarro e foi um depoimento bem legal tb, e sem lembrarmos que era o dia Nacional sem tabaco. Coisas da vida!!!
Voltarei sempre e já estou seguindo vc aqui tb.
bjsssssssssssss

Anônimo disse...

Oi Bárbara,

Obrigada pela visitinha lá no bloguito. Você convidou e eu vim aqui conhecer seu cantinho. Adorei!!!
Vamos trocar muitas figurinhas com certeza :)
Beijo,

Andreia
http://universoemcores.blogspot.com

Paula Betzold disse...

To com vergonha de comentar Babi!!!!
Eu fumo pra kct!!! e nao quero parar!!! Sinto um prazer enorme em fumar entao ignoro todos os males do cigarro... é feio, né?! eu sei... eu quero parar um dia... mas nao agora... a boa noticia é que devido a minha cirurgia, vou ter q parar no domingo... qm sabe nao animo a parar de vez... mas é quse impossivel... ai ai... beijinhos!

Simone Scharamm disse...

Oi, Barbie,
Ótimo texto para refletir!
Ah, cigarro é horrível! Eu fui "fumante passiva" desde pequena, porque meu pai fumava sem parar. Ele fumava desde bem jovem. A boa notícia é que é possível, sim, largar o vício. Ele conseguiu abandonar um hábito de quase 50 anos, sem remédio, só com força de vontade. Toda a família ficou super feliz!
Beijo!

Saron... disse...

Nossa, essas imagens são bem pesadas.E mesmo assim muitas pessoas entram nesse vicio terrivel.Mas sua ação em promover a campanha é louvavél.Bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails