AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ELEMENTOS VAZADOS - Cobogó

Olá crianças lindas do meu core!!!

Os elementos vazados estão na moda novamente, quando era criança morávamos em uma casa que tinha um desses tijolinhos vazados e minha mãe achava cafonérrimo!!! Realmente, na minha época o que não era moderno era cafona. Me lembro que no banheiro do apê da minha avó em Copacabana tinha uma parede de cobogó rosa, combinando com a louça (pia, bidê, sanitário e acessórios: porta sabonete, papel higiênico e porta toalhas) e o piso em pastilha sextavada azul piscina chiquérrimo nos anos 50, cafonérrimo nos anos 80 e  hoje seria retrô rsrsrsrsrs!!!

Cobogó é o nome pelo qual foi batizado o elemento vazado, inicialmente feito em cimento. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no século XX trabalhavam no Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.


Presta-se principalmente para evitar o super aquecimento do ambiente, permitindo a passagem da luz e da ventilação. Inicialmente feito com cimento, o cobogó passou depois a ser construído com outros materiais: argila, vidro, cerâmica etc.

Muito utilizados nos anos 50, acabou saindo de dentro das casas e apartamentos e se instalando em áreas externas, como piscinas, churrasqueira e garagens. Alguns anos se passaram e arquitetos trouxeram a tendência para os dias atuais dando um ar hodierno as peças harmonizando-as com elementos mais modernos.

A edição de outubro da Revista Minha Casa trás uma matéria  sobre o cobogó e ensina a fazer um revisteiro com um desses estilos de elementos vazados, vale a pena dar uma olhadinha!!!


Espero que tenham gostado das antigas "novidades" rsrsrs!!!

bjkssssssssssss

 Imagens tiradas do Google


8 comentários:

HEG disse...

ameii , bjusss

Priscila disse...

Algumas coisas saem da moda mas sempre voltam, os cobogós são um deles, hoje estão com tudo, tem cada modelo lindo!
bjs...

Adelaide disse...

Adoro esse lance de comparativos de moda, pois as coisas na realidade vão e voltam... e esses elementos apenas estão mais bonitos. Coloridos...Obrigada pela novidade
Grande abraço

Priscyla Rodrigues disse...

Cara na minha casa tinha alguns e minha mae mandou tirar todos pq achava cafonerrimo... E hj voltam com status de queridinho... Eh engracado como as coisas vao e voltam...

Bjoks flor

Bom feriado

Patricia Merella disse...

Ola Ba
Eu sempre fui cafona..rs
La em casa teve tb no banheiro
de vidro branquinho,
Eu amava...trazia muita claridade.
Ai Ba,ca n tem esta revista,adoravas assinar.
Fico de cá babando,obrigada por compartilhar conosco,bjkas´
Patrcia Merella
http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/

Uska Hope disse...

Hiiiii, eu bem usei aquele ultimo com três furos na minha área de serviço... Ventilação e iluminação! bjssssssss

Anônimo disse...

Análise exurbitante neste blogue, post deste modo destacam ao indivíduo que analisar neste espaço !!!
Faz mais deste blogue, aos teus leitores.

Carol Carneiro disse...

Adorei este espaço com este revestimento "Cobogó"! Realemente cria um ambiente com clima agradável e super leve! bjs: Carol Carneiro
www.blogcarolcarneiro.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails