AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

sábado, 28 de janeiro de 2012

ORIEL WINDOW

Oi gente linda....

Esta postagem é dedicada em especial a Kátia Bonfadini que através da sua dúvida me inspirou a esclarecer o que é um ORIEL WINDOW.

Este estilo arquitetônico é uma janela de sacada envidraçada que forma uma janela saliente que se localiza na fachada principal do edifício, mas não chega ao solo. Ela é comumente encontrada no estilo arquitetônico neogótico.

As mísulas são frequentemente utilizadas para apoia este tipo de janela. elas são vistas em conjunto com um tipo de arco baixo em ponta, o arco Tudor.

Este tipo de janela também foi utilizado na arquitetura vitoriana no Estilo Rainha Ana, baseado no barroco inglês do início do séc. XVIII revitalizado no Reino Unido no século XIX.

Este tipo de janela é visto na arquitetura árabe sob a forma de muxarabiê.

Na cultura hindu, estas janelas e varandas projetadas para frente para proporcionam uma área à qual as mulheres poderiam assomar e ver as atividades a decorrer, permanecendo invisíveis.










Imagens: GOOGLE

P.S.: Meninas lindas que me mandaram e-mail e recadinhos no face, muito obrigada é muito bom saber que temos amigos mesmo que virtualmente. Estou bem melhor, dos 10 quilos que engordei já eliminei 7 ainda tenho muito que percorrer mas estou indo. Comecei a trabalha com uma coisa que adoro e assim que se concretizar venho avisar a vcs. VALEU!!!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RENDA-se!!!



"Olé mulher rendeira,
Olé mulhé rendá
Tu me ensina a fazer renda,
eu te ensino a namorá"




Oi amores de mi vida...


Finalmente meu primeiro post de 2012!!!


Quando penso em renda, penso as mulheres nordestinas da minha família.... Minhas queridas avó e bisa paraibanas arretadas  e guerreiras que além de arar as terras da pequena fazenda que possuíam ainda tinham o lado "mulherzinha" onde faziam lindas rendas de bilro, rendas labirinto e crochê!!!! Infelizmente faleceram e só aprendi com minha avó o crochê.

Antigamente a renda era utilizada em roupas e toalhas de mesa mas hoje sua função está muito além disso!!!

A renda de bilro é um trabalho formado pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios texteis, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros. O pique é um cartão, normalmente pintado da cor açafrão para facilitar a visão por parte da executante, onde se decalcou um desenho, feito por especialistas e em papel quadriculado, cuja origem está na criatividade da autora, que por vezes recorre à estilização de objetos naturais como as flores e animais. Os alfinetes fixam o trabalho ao pique e são colocados em furos estrategicamente efetuados no desenho base. O bilro é um artefacto de madeira em forma de pera alongada onde é enrolada a linha (fio textil) que vai sendo descarregada à medida que o trabalho avança. Todo o trabalho é executado com o auxílio de uma almofada cilíndrica, onde é fixado o pique, que, por sua vez, está pousada sobre um banco de madeira cuja forma permite a fácil alteração da posição da almofada, que roda sobre si, enquanto permita uma posição cômoda a quem executa.

O labirinto (ou crivo) é um tipo de renda de agulha e tem como característica o fio desfiado preliminarmente, o qual é tecido com linha, seguindo os desenhos estabelecidos. O processo (ou operação) de feitura possui 6 etapas: escolher o tecido e tirar a metragem; riscar o desenho; desfiar o tecido; fazer o enchimento; torcer; e perfilar.
" A introdução do labirinto ou crivo no Brasil foi feita pelo povoador português, tanto insulares com peninsulares, já conheciam tal lavor de agulha e linha" (RIOS 1963), cita Oswaldo Barroso no seu ensaio "O labirinto em Canoa Quebrada (1977). Indiscutivelmente foram as portuguesas que trouxeram o labirinto para o Brasil, mas ainda não se sabe como se deu a difusão e a popularização dessa arte nos estados da Paraíba e Ceará.
Fonte: AQUI

A RENDA NA DECORAÇÃO





A RENDA NAS ROUPAS

NOS SAPATOS

Estou apaixonada por esta bota!!!! Eu querooooooooo

NA CULINÁRIA

E ATÉ NAS UNHAS


bjkssssssssssssssssss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails