AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RENDA-se!!!



"Olé mulher rendeira,
Olé mulhé rendá
Tu me ensina a fazer renda,
eu te ensino a namorá"




Oi amores de mi vida...


Finalmente meu primeiro post de 2012!!!


Quando penso em renda, penso as mulheres nordestinas da minha família.... Minhas queridas avó e bisa paraibanas arretadas  e guerreiras que além de arar as terras da pequena fazenda que possuíam ainda tinham o lado "mulherzinha" onde faziam lindas rendas de bilro, rendas labirinto e crochê!!!! Infelizmente faleceram e só aprendi com minha avó o crochê.

Antigamente a renda era utilizada em roupas e toalhas de mesa mas hoje sua função está muito além disso!!!

A renda de bilro é um trabalho formado pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios texteis, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros. O pique é um cartão, normalmente pintado da cor açafrão para facilitar a visão por parte da executante, onde se decalcou um desenho, feito por especialistas e em papel quadriculado, cuja origem está na criatividade da autora, que por vezes recorre à estilização de objetos naturais como as flores e animais. Os alfinetes fixam o trabalho ao pique e são colocados em furos estrategicamente efetuados no desenho base. O bilro é um artefacto de madeira em forma de pera alongada onde é enrolada a linha (fio textil) que vai sendo descarregada à medida que o trabalho avança. Todo o trabalho é executado com o auxílio de uma almofada cilíndrica, onde é fixado o pique, que, por sua vez, está pousada sobre um banco de madeira cuja forma permite a fácil alteração da posição da almofada, que roda sobre si, enquanto permita uma posição cômoda a quem executa.

O labirinto (ou crivo) é um tipo de renda de agulha e tem como característica o fio desfiado preliminarmente, o qual é tecido com linha, seguindo os desenhos estabelecidos. O processo (ou operação) de feitura possui 6 etapas: escolher o tecido e tirar a metragem; riscar o desenho; desfiar o tecido; fazer o enchimento; torcer; e perfilar.
" A introdução do labirinto ou crivo no Brasil foi feita pelo povoador português, tanto insulares com peninsulares, já conheciam tal lavor de agulha e linha" (RIOS 1963), cita Oswaldo Barroso no seu ensaio "O labirinto em Canoa Quebrada (1977). Indiscutivelmente foram as portuguesas que trouxeram o labirinto para o Brasil, mas ainda não se sabe como se deu a difusão e a popularização dessa arte nos estados da Paraíba e Ceará.
Fonte: AQUI

A RENDA NA DECORAÇÃO





A RENDA NAS ROUPAS

NOS SAPATOS

Estou apaixonada por esta bota!!!! Eu querooooooooo

NA CULINÁRIA

E ATÉ NAS UNHAS


bjkssssssssssssssssss

10 comentários:

janeladesonho.blogspot disse...

Oi Barbie , adorooooooooo! Rendas é tudo né ?
Heim e como esta você ?... e a chuvarada flor? , pensei e orei muito por vcs ... fica com Deus querida e que seu findi seja abençoada e lindo !

Isolda Andrade disse...

Olá tudo bom flor? adorei conhecer seu cantinho viu? muito lindo, vou voltar sempre pra da uma olhada em novos post.

Te convido a conhecer o meu blog, se gostar Me segue, deixa comentario que te sigo de volta ^^

Beijoos
Fique com Deus!

www.isoldaandrade.blogspot.com

catiag disse...

Ola minha querida :) adorei o candeeiro de renda e as unhas roas *-* são tão lindaaaaas !
no meu blog , tem lá em cima , uma barra que diz "seguir" tem que clicar lá .
obrigada :) beijinhos *

Gente de Massinha disse...

Oi Barbara, vim via blog da Nita e estou AMANDO seu blog :D
Não consigo sair rsrsr Tem um monte de abas abertas com seus posts. De novo: AMEI!!! Bj, Pat

Zizi disse...

Tudo que tem renda, é bonito na minha opinião. Quando viajo, logo procuro pelas rendas, só pra admirar mesmo.
Esse seu post esta belíssimo: as unhas, as botas, os bilros, o labirinto. Um encanto de rendas.
bjo

Simone Scharamm disse...

Oi, Barbie,
Eu amo rendas! Adoro usar em tudo!rs!
Olha, acho que o encontrinho de blogueiras vai sair,finalmente!rs! Vou te avisar,ok?
Beijos!

Maricleide disse...

Bárbara, que luxo, hem? só renda, é tudo de bom, maravilhoso, parabéns pelo post, quanto tempo, hem? Olha estive em recesso e já retornei, apareça que lá ta cheiinho de novidades maravilhosas.
Boa semana!
Bjs cristalinos

Żaneta Góraj disse...

Lovely o.O
If you want read more about fashion and not only look at my blog if you want,I hope you like it :)
http://alamodemanneguin.blogspot.com/
Greeting from Poland! ^^

Rejane Custódio disse...

Nossa que lindo!!! A criatividade é tudo!!! Beijos

Mylla Coelho disse...

Oiii, adorei teu blog, tuas dicas e os detalhes! Parabénsss, agora vou lá clicar em participar e voltarei sempre. Bjs, Mylla.
AH! Se der passa lá no meu, participa, vem bater um papo, tem pouquinho tempo q comecei, mas teremos muito tempo p/ dividir.
www.dojeitinhodelas.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails