AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

domingo, 24 de outubro de 2010

CATAPORA

Olá morecos,

Me desculpe a demora de fazer mais posts mas estou na fase final da festa da primogênita... 

Algumas pessoal me mandaram e-mails perguntando sobre a saúde do caçula... Ele está bem melhor da catapora, as casquinhas estão começando a cair, felizmente o Du é uma criança calma e não tem coçado as feridinhas a não ser as do couro cabeludo que são muitas!!!

Como aqui no Brasil estamos enfrentando uma epidemia de catapora achei por bem compartilhar com vocês um texto maravilhoso escrito pelo Dr. Drauzio Varella  e mesmo para quem não tem crianças vale a pena dar uma olhadinha, afinal de contas mesmo sendo uma doença que se dá na infância, adultos também podem adquirir a doença!!!

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como Herpes-Zoster, ou cobreiro.

Sintomas da Catapora

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

Contágio

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Tratamento

O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.

Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.

Vacinação contra Catapora

É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Recomendações

* Vacine seu filho/a contra a catapora no primeiro ano de vida. Embora geralmente seja uma doença benigna, os sintomas são muito desagradáveis;
* Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
* Não deixe a criança coçar as lesões para evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil, porque a coceira é intensa;
* Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
* Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
* Ofereça-lhe alimentos leves e muito líquido.

Ilustração  AQUI e AQUI

Tenham um "finalzinho" de domingo M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!!!
Bjksssssssssssssssss

12 comentários:

Driks Barreto disse...

Oi querida!apezar do surto meu pequeno ainda não pegou...sei como é dificil,a ioh qdo era pequena teve passava leite magnezio nela pra ajudar na coceira...e aliviava...ou passava uma agua fria com maizena...tudo para ajudar...rs Melhoras pro seu pequeno!bjs

Alfa & Ômega disse...

Bárbara, que bom que vc veio ao Alfa & Ômega. Fiquei super, super feliz. Não sabia da catapora de seu filho. Que bom que está tudo bem. Melhor ainda é seu post do Dr. Drausio. Muito informativo, mesmo, pois não sabia do detalhe do Herpes. Obrigada! Passa lá: www.marialuizasaes.blogspot.com meu outro blog pq tem sobremesa deliciosa! Beijão! Paz e bem!

none disse...

Oi linda.mas que dó,tenho um medo terrivel de ter que enfretar isso com a minha menininha,mas se vier a gente arranja forças.O que não entendi e se a Vacina que minha filha tomou vai protege-la ou se não adiante pois o virus se fortalece com o tempo.Sera que devo vacina-la novamente?.
Minha sogra que 70 anos teve esta Herpez-Zoster,o médico realmente falou que era de uma catapora mal curada,olha ficou toda cheia de bolhas,e foi dolorosissimo.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Viviane Carvalho Ezaki disse...

Oi Babara ...
qto tempo em?
tem sorteio no blog...dá uma passadinha lá...
bj

Lola disse...

Oi Barbara!

Estou aqui, retribuíndo seu carinho para com meu blog e post ok? Estou te seguindo!

Quanto a catapora...ô doencinha chata! Sou do tempo em que as mães levavam a gente na casa do amiguinho infectado para pegar a dita cuja! hahahahaha Era o modo de nos "vacinarmos" na época! Hoje, ainda bem, tem vacina na rede pública e podemos proteger melhor os pequenos e os grandes né?

Bjs

janne falcão disse...

Oi querida fiquei uns dias fora não sabia da catapora do seu filho , melhoras tá? Li seu post e fiquei intrigada a Yasmin quanto tinha 8 anos teve uns feridinhas nos braços e no rosto teve apenas cinco , fomos inculive em um casamento sem ter certeza se era ou não a catapora , pois o médico diagnosticou bem no comecinho dizendo que iria aparecer as feridinhas mas , não ocorreu . Anos depois, apareceu uams feridas com liquido nas pernas durou uma semana ela tomou antibiotico forte ficou com marcas que lembram catapora , e o médico disse que era Herpes Zoster , ( será?) a Maria Julia teve , fortissiima inclusive com feridas dentro da boca nos olhos e na vagina , os pés ficaram tão cheios que ela mal conseguia andar , sem exagero das crianças da familia foi a que teve mais forte . mas seu gatinho logo logo tá fazendo estripulias né ??? bjimmm

PAULINHA SALES disse...

Olá, tudo bem???

Blogueando pela net encontrei seu blog... Simplesmente AMEI... Já estou te seguindo... Confira o meu blog - http://www.flordechitadeamargosa.blogspot.com e veja os meus trabalhos... Aguardo sua visitinha...

Beijinhos carinhosos...

Paulinha Sales.

diariodumapsi disse...

Ei querida!
Criança doente é terrível!
Dizem que essa fase final da catapora é muito ruim. Meu filho ainda não pegou.
òtima semana para você.
gd beijo

Karla Jeanne disse...

É Barbara meus filhos todos já tiveram essa malvada. Dá dó ver os bichinhos cheios de feridinhas, né!
Mas querida valeu pela força lá no blog, viu!!!
BJKS DE KARLA***

Cissa Branco disse...

Bárbara,

Querido o Du, manda um beijão para ele e diz que a tia Cíntia está torcendo para ele ficar bom logo. Amiga, aproveita e manda um beijinho para a minha querida Bela.
Beijos

Marta disse...

Espero que ela fique boa logo! Eu tive quando pequena e acho melhor ter nessa fase mesmo do que depois, já grande!
Beijocas

Anônimo disse...

Oi BArbie....
Viu o q dá ficar ausente agora lendo este post que vi q o Du esteve com catapora... Ainda bem que ele melhorou. amiga mas pense no lado positivo foi bom ele ter enquanto é criança... Eu tive catapora com 19 anos no auge do verão e estavamos na praia, meu verão foi um desastre pois fiquei no hotel o tempo td, o sol ardia o sereno tbm... Aff... mas hj olho as fotos e dou mtas risadas... hehehe bjus

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails