AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

domingo, 15 de agosto de 2010

COMO E QUANDO FALAR DE SEXO COM OS FILHOS???

Bom dia amorecos...

Qual a mãe ou o pai que não passou pela famigerada pergunta: O QUE É SEXO??  Pois é, chega uma hora que não dá mais para burlar essa icognita da cabecinha de nossos filhotes e é melhor que eles saibam pelos pais do que por seus amigos de escola, internet ou TV!!!

Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um site bem bacana... Vale a pena dar uma espiadinha no blog do projeto  "SE LIGA FAMÍLIA!". O projeto tem por objetivo ajudar a família a entender e desempenhar sua missão de fazer diferença na sociedade atual.

Segue um texto do projeto sobre COMO E QUANDO FALAR DE SEXO COM OS FILHOS??

Nesse assunto, como em qualquer outro, é claro que não há uma receita de bolo que você pode seguir e então tudo dará certo. É necessário entender o desenvolvimento de cada um de seus filhos, que invariavelmente são diferentes, para conseguir atingir os objetivos dessa educação. Segue algumas sugestões:

- Sempre que tiver uma oportunidade, ensine sobre os propósitos da sexualidade: União, procriação, gratificação, prazer e doação, sempre no contexto de uma família. Para ter confiança dos seus filhos no momento dessa conversa é necessário cultivar desde pequenos o diálogo e o prazer decorrentes de uma boa conversa;

- Não fique apenas no be-a-bá que aprendeu de seus pais. Informe-se e mantenha-se atualizado com bons livros (veja lista de sugestões abaixo)

- Ensine sobre a excelência do corpo humano e como Deus nos criou de maneira incrivelmente perfeita

- Procure evitar apelidos ou fábulas (Por ex: falar de cegonhas ou chamar os órgãos genitais de “pipi” ou “periquita”)

- Se não souber como responder, fique à vontade para dizer que não sabe e que vai responder depois. Mas mantenha o seu compromisso: assim que encontrar a maneira certa de explicar, procure seu filho e lhe dê a resposta

- Sempre use a regra do mínimo. Não complique. Se o seu filho perguntou algo, procure saber exatamente o que ele quis saber e não vá além. Se ele não ficar satisfeito, perguntará novamente e você pode ir um pouco mais adiante

- Prepare-os para se defenderem de possíveis abusos. Ensine as três regras: 1. Seu corpo é algo privativo. 2. Não guarde segredos nessa área. 3. Confie em seus sentimentos (mais detalhes clique aqui)

- Não fique esperando as perguntas. Seja intencional e crie momentos especiais que dêem liberdade para seus filhos perguntarem. Se eles não se sentirem à vontade, não vão perguntar a vocês, mas aos amigos da escola. Acredite: aprender com vocês, pais, é sempre a melhor maneira.

- Se os filhos chegaram à pré-adolescência e ainda não manifestaram interesse, é possível que não tenham liberdade com vocês ou realmente são muito imaturos. Não ache que é prematuro, pois você vai ensinar a sexualidade da maneira correta, e vai ser bem mais fácil do que ficar consertando depois.

- A vida íntima do casal não deve ser exposta. Cuidado ao abrir particularidades que podem depois afetar até mesmo o relacionamento do casal.

Ricardo Lebedenco - baseado nos livros abaixo citados

O quer ler?

- Como e Quando Falar de Sexo com seus filhos - Stan e Brenna Jones

- Macho e Fêmea os criou - Carlos “Catito” Grzybowski

- Quem Ama, Educa! - Içami Tiba


Espero que tenham gostado!!!

Bjkssssssssssssssssss

13 comentários:

Amanda Luna disse...

Que bom este texto!! muito informativo e acho que todos os pais devem falar sobre sexo com os filhos, afinal todo mundo faz e é hipocrisia condenar seu filho ou filha por estar interessado em sexo!! falar ab ertamente é sempre a melhor saída, pois como vc dise: se ele não peguntar p/ vc, ele vai perguntar p/ os amigos... aí se ele fize escondido, não adianta reclamar!!
beijuuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Cissa Branco disse...

Bárbara,

Não quero nem pensar... Já passamos por cada pergunta feita pelo Filho com DNA Alienígena, e sempre ficamos sem ação, bom, pelo menos eu, o pai já fica tranqüilo, mas eu caio na risada, sabe aquelas risadas nervosas. Vou procurar mais pelo tema, é necessário.
Beijos

Unknown disse...

Muito bom texto.

Beijo.

Paula Betzold disse...

Barbie... esa fase ainda ta longe de chegar pra mim, mas ja tinha pensado nisso, sabia? ainda mais q sou so eu e ela, ne?! uma hora vai sobrar pra mim mesma falar. e alem disso, espero realmente que ela confie em mim pra me contar as coisas dela e eu poder ajuda-la pq nunca tive isso com minha mae!
beijos

Priscyla Rodrigues disse...

Putz...

Nem tenho filhos ainda, mas já penso nessas perguntas que filho faz que desconcerta a gente...

Muito legal o texto...

E já to lá na lojinha... Linda!!! Adorei!!!

Sucesso procês...

Bjoks


Tenha uma semana abençoada!!!

Fabi. disse...

Amigaaaa.
Amei o texto. Tenho 03 filhos, 15,12 e 10 anos, e me ensinou muito o seu posto..Obrigado por ajudar..
Beijo no coração.
Fabiana

Sah disse...

Otimo assunto!A Yasminn é bebezinha ams ja penso no que falar qdo ela perguntar algo sobre isso!Aguardo sua visitinha no meu blog:Postei hj sobre uma nova forma de alcançar os resultados na dieta.Sei que vc não precisa, mas vai que vc conhece alguem que queira emagrecer? Te espero lá!
http://ameliareinventada.blogspot.com
bjs

*Ronilda *Reis disse...

Oi Amiga! menina, lendo seu post lembrei de quando minha filha perguntou como era feita a ligação (de trompas) "ela ouviu uma conversa minha com amigas" e eu respondi:`"é assim, a gente liga pra cegonha e diz 'nunca mais venha aqui na minha casa' e pronto, nunca mais a mamãe engravida!" pior que ela acreditou! kkkkkkkkkkkkk mãe desnaturada essa eu! rsrsrs bjimmm lindona!

janne falcão disse...

Saudades de vc ... tem selinho e sorteio tá faltando a Barbie ... bjim iluminado

Anônimo disse...

amei texto
aqui em casa eu adotei o esperar deles, tenho uma "menina" de 15 e um "menino" de 18(pra n´so maes eles nao crescem ne?)sempre deixei bem claro que estou aqui pra qualquer duvida e ate que esta dando certo hehehe
claro que ja fui pega de surpresa alguma vezes com umas perguntas que nao estava esperando, mas contornei, ou temntei pelo menos, ja disse ah depois eu falo sobre isso ou ate mesmo eu nao sei hehehe
Penso q nos dias de hoje temos que ser claros pq conto de fadas nao existe e a midia esta ai com tudo na frente de nossos filhos.
Parabens pela postagem!

Simone Scharamm disse...

Ótimo post, amiga! Tem hora que pega a gente de surpresa, né?rsrs!
Beijos!

Marta disse...

Eu ainda não passei por isso, mas espero um dia passar. Deve ser engraçado em algumas situações, mas acho que devemos sempre ter uma conversa franca e aberta com nossos filhos, sermos amigos para podermos ficar mais perto!
Beijocas

Anônimo disse...

Barbara
que post maravilhoso, mts pais tem dificuldades de tratar sobre este assunto com os filhos. Mas acho isso super necessário...
Bjus

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails