AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

terça-feira, 7 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA OU MORTE


Olá amores do meu Brasil amado...

Hoje é sete de setembro o dia da Independência do nosso querido Brasil...

Mesmo nos incomodando muito pelo momento eleição e nossos políticos desastrosos,  este é um momento cívico, de pensar no Brasil de florestas, rios, mares, que tem um povo maravilhoso e extremamente lutador!!!


 "...Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

  
Um pouquinho de história:

Há muitas controvérsias  entre os historiadores a respeito da data da Independência e do real papel de D. Pedro I, aquela história um tanto quanto fantasiosa contada por nossas professoras cai por terra!!!

Pintura Independência ou Morte! 1888, Pedro Américo. Reprodução: J. Rosael

O texto a seguir saiu DAQUI...

Para compreender o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil, deve-se levar em consideração duas importantes questões:

1ª - Entender que o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII. Ainda é muito comum a memória do estudante associar a independência do Brasil ao quadro de Pedro Américo, "O Grito do Ipiranga", que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro.

2ª - Perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.

Mesmo tendo sido um ato político que visava somente os interesses da burguesia na época colonial, a Independência do Brasil é comemorada até hoje, em algumas cidades, com festas, desfiles e apresentações militares. O símbolo maior desse acontecimento que, também, se tornou o maior símbolo de nosso país é o Hino Nacional. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada e Música: Francisco Manuel da Silva. Mas poucos sabem cantá-lo com exatidão
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

 BJKSSSSSSSSSSSSSSSSSS

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Barbie...
Temos que marcar nosso encontro mesmo... Se vc puder esperar passar esta semana que tenho duas provas imensas e no sábado já marquei de fazer trabalho que tenho que apresentar na próxima semana... Depois desta semana podemos marcar... Por mim pode ser.... Vê o que vc e a Simone acham ou me sugiram uma data que vou ver...
Bjokas

Jaqueline Köhn disse...

Curta bastante o feriadão!!

Um grande beijo!

Vero Kraemer disse...

Amigaaaaaaaaaaaa, saudades de ti tbm., como estão as coisas? E as vendas, tudo bem?
Como foi de feriado?
Beijosssssssssss pra ti
Vero

Anônimo disse...

Oi vim conhecer seu blog, já estou te seguindo, é muito legal!!!
Bjus e ótima quarta...

decorefeliz.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails