AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O QUE SABER SOBRE OBRAS!!!

Olá amores de mi vida...

Sabe aquela história sobre fazer obra e que a maioria de nós amamos, pois bem, resolvi fazer esse post depois de muitas cabeçadas....  Você está com uma obra prevista ou está preste a começar uma,  então o melhor é saber um pouquinho mais sobre o que vai enfrentar!!

As dicas a seguir são do site http://www.construacerto.com.br

PLANEJANDO A OBRA:

O planejamento é uma das partes mais importantes da construção ou da reforma, porque nele, é que se define disposição de cômodos, tamanho, claridade, funcionalidade, etc. É uma  parte que precisa ser olhada com muita  atenção, porque é muito mais fácil  mudar o projeto do que mudar as paredes de lugar depois de prontas. 

NUMA CONSTRUÇÃO

*É muito importante que haja um profissional competente e credenciado para fazer o projeto e acompanhamento da obra, porque assim evita-se aborrecimentos futuros com o CREA e com a prefeitura local, além de ser muito mais seguro. 

*Na confecção do projeto, procure participar, não deixe de colocar suas opiniões, afinal, a casa (ou apto) será seu e um projeto mal feito, depois de pronto e aprovado pela prefeitura, não pode ser mudado, e pode gerar muita dor de cabeça e insatisfação. 

*Antes de entrar com o pedido de aprovação na prefeitura, é muito importante que se tenha uma idéia do tamanho dos cômodos, porque numa planta, esse tamanho é muito ilusório. Uma sugestão é que se procure um local aberto e grande (de preferência o local ou lote a ser usado) para que utilizando um instrumento de medida (trena, metro, etc.) marque-se no chão com um giz ou pedaços de tijolo o tamanho dos cômodos para que se pelo menos tenha-se uma idéia do espaço. 

*Outro problema freqüente que ocorre após a conclusão da obra é a insatisfação do(a) proprietário(a) com a posição de alguma pilastra. Por isso é importante a visualização do espaço com a disposição das pilastras, porque em muitos casos, quando a insatisfação é observada antes da execução da obra, a pilastra pode ser mudada de lugar. Caso não possa ser mudada, existem hoje inúmeras formas de se decorar uma pilastra e que pode até ficar mais bonito que um local sem pilastras. 

NUMA CONSTRUÇÃO OU REFORMA:

*Exija do profissional competente (engenheiro ou mestre de obras) a relação detalhada de materiais. Para um bom planejamento, é preciso saber as quantidades certas de tijolos, telhas, areia, brita, de madeira (para telhado, escora para laje, moldes, etc.), cerâmicas, tacos ou tábuas corridas e as metragens de tubos (de energia e hidráulicos), fios e cabos. É importante também que seja calculado uma margem de 10% à 15% para mais, principalmente de cerâmicas e pisos para se houver a necessidade de alguma substituição não planejada e ou uma manutenção futura, porque muito ocorre de modelos saírem de linha (como um carro por exemplo). 

*Para que o orçamento não ultrapasse um limite, é aconselhável que se comece a aquisição de materiais com no mínimo de 6 meses antes do início da obra e fazendo sua armazenagem adequadamente. Assim quando do início da obra, como quase todos os materiais comprados, é possível gastar quase que com apenas cimento, areia, brita e mão de obra. 

*Alguns materiais indispensáveis numa obra não necessariamente precisam ser de primeira qualidade. Por exemplo, as madeiras que fazem o escoramento de lajes e as tábuas usadas para molde, podem perfeitamente ser de terceira ou quarta qualidade porque elas simplesmente não terão outra utilidade depois além de poderem ser utilizadas mais de uma vez e poderem custar até um quarto do preço. 

*Já outros materiais, é extremamente necessário que eles sejam de primeira qualidade. No caso de cerâmicas (caso não sejam de primeira) é arriscado quando for feito um recorte (para um bico de torneira), que ela trinque ou até quebre, perdendo-se o material. No caso de madeiras para telhado, caso não seja uma madeira de boa qualidade ou se não for bem tratada, ela pode apodrecer com o tempo. Por isso é preferível que se gaste um pouco mais para se adquirir um material de boa qualidade e não ter aborrecimentos mais tarde. 

*Outra pergunta freqüente, é quanto a quantidade de caixas d’água que serão necessárias. É aconselhável que se use uma caixa d’água de 1000l (mil litros) para cada 150m² de construção para não haver problemas quanto a quantidade de água nas torneiras ou chuveiro.  

*Outro aspecto a ser observado, é quanto as telhas, principalmente se o telhado for colonial. Dependendo da inclinação do telhado, se for muito íngreme, as telhas terão que ser furadas, para que sejam amarradas às madeiras, caso contrário, elas podem escorregar porque o encaixe de seu desenho não é suficiente para segurar. As telhas furadas não tem muita diferença de preço para as normais, mas precisam ser encomendadas com certa antecedência.

Espero que tenham gostado das dicas!!!
Bjkssssssssssssssss


7 comentários:

Adelaide Araçai disse...

Menina, eu sonho em comprar uma casa ou apto antgo e remodelar ele inteiro...rsrs Marido diz que eu sou louca....rsrs
Adorei essas dicas.

Abraços

Ângela disse...

Bárbara, excelente esse post, simples e explicativo. Precisando, tô aqui tá.
beijos minha querida.

PS. melhorou???

Cissa Branco disse...

Bárbara,

Se não sou eu aparecer, você não vai lá né?!
Estava só esperando para ver se vc aparecia, como isso não aconteceu vim brigar. Tô com saudades tá!!!
Você tá bem? Minha Bela está cada vez mais linda? E o Edu?
Grandes beijos

linksdistodaquilo disse...

Olá

Passei por aqui para desejar uma boa
Semana.
Voltarei.

Um beijo.

Nita

Simone Scharamm disse...

Oi, amiga,
Tudo bem?
Eu adoro uma reforma,rsrs, mas construir do zero, nunca tentei...ainda!
Boas dicas!
beijos!

CRISTAL disse...

Menina, você é demais , sempre nos dando boas dicas, tenho aprendido muita coisa com voce.
Ana, quanta novidades, eu gosto das suas artes, vira e mexe entro aqui.
Olha meu cristalzinho! quanto tempo sem ter noticias suas, hem? Estou sentindo muito sua falta lá. Pois é, tive uns probleminhas com meu blog, e alguns seguidores não estavam conseguindo entrar no meu blog COISAS DE CRISTAL, então resolvi te mandar o meu link certo, estou reenviando, porque acho que você também não estava conseguindo entrar nele, ok? Então o link correto é http://coisasdecristal.blogspot.com/. Acho que alguns seguidores estavam
OBSERVE SE O SEU ESTÁ CORRETO TAMBÉM.
entrando com http://coisasdecristal41.blogspot.com/ QUE É O LINK ERRADO, PELO AMOR DE DEUS NÃO COLOQUEM O 41, QUE NÃO ENTRA.
Passa lá que tem bastante novidades esperando por você.
Tenham uma ótima quinta feira cheia de boas energias.

Bjs cristalinos

Anônimo disse...

Oi adorei seu blog, muitas dicas legais
seguindo bjs
http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails