AMIGOS MAIS QUE ESPECIAIS

DIVULGUE A SEUS AMIGOS

Bookmark and Share

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CROMOTERAPIA na decoração


Olá amorecos,

Como falei anteriormente cor é coisa séria e com o mau uso acaba atingindo as pessoas que ali habitam mental e fisicamente.

Na decoração devemos tomar cuidado com os exageros, tudo é permitido dentro de seus limites. Por exemplo, se uma pessoa que ama vermelho pintar todo quarto dessa cor, em alguns dias estará tenso e terá dificuldades em dormir, pois esta cor estimula o sangue e adrenalina. Mas comedidamente pode ser usada em detalhes, como cortinas e objetos de decoração.

Alguns designers de interiores utilizam a cromoterapia como base em seus trabalhos, assim como a filosofia do Feng Shui que na área de cores está relacionado ao estudo da cromoterapia.

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA:
Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde.

Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.

podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.

Pesquisa  AQUI


PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES


VERMELHO : Símbolo de energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Combate resfriados sem febre. Alivia o cansaço e ameniza dores reumáticas. Aumenta a sexualidade, esta cor é extremamente estimulante e seu uso é recomendado para pequenos períodos de tempo.

AMARELO : Transmite alegria e atrai a atenção, estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos ossos , bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Não é recomendada para quem deseja estar só.

LARANJA : Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga. Aumenta o otimismo. Proporciona descontração, causa serenidade, libera as expressões e é antidepressiva.

INDIGO : Atua diretamente na corrente sanguínea, tem ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os sentidos e aumenta a intuição. Transmite tranquilidade e serenidade. É relaxante e permite as aproximações.

AZUL: Indicada nas infecções com febre, tem efeito calmante e analgésico. Atua no sistema nervoso, vásos sanguíneos , artérias e sistema muscular. Reduz o egoismo e atrai a harmonia. Proporciona uma aparência jovial e tem efeito calmante nas tensões nervosas.

VIOLETA : Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações. Boa para a concentração , meditação e orações.

VERDE: Atua no sistema endócrino, favorecendo o equilíbrio hormonal. Estimula o aparelho digestivo. Tem ação refrescante e anti-infecciosa. Combate a insônia. É considerada a cor da aura, permite o equilíbrio mental e espiritual, proporcionando uma condição para um julgamento claro, criando uma atmosfera propícia para uma ampla análise de situações

Pesquisa AQUI



PS1: Primeiro gostaria de agradecer a todas que divulgaram e estão participando do sorteio, valeu pela força!!!

PS2: Eu estava tão perturbada por causa da festa que esqueci de levar a máquina!!! Arghhhhhhhhh ninguém merece, vou ver se alguma mãe abençoada me passa as fotos...

PS3: minha filha Belinha se apresentou e não tenho nenhuma foto dela dançando ballet ao som sertanejo, FICOU LINNNNNNNDO, mas para balancear a festa foi um sucesso!!!

PS4: Sumi por livre e espontânea pressão, fiquei sem net o fim de semana todo!!! Mas tô di vortaaaaaa!!!

bjkssssssssssssssssss


11 comentários:

Márcia Chaves disse...

Engraçado como a gente se apega a determinadas cores sem saber porque. Aí, lendo seu post, descobri minha relação com as cores.

Abs,

Márcia

http://loucapramudar.blogspot.com

Ge disse...

Bem interessante, flor!
E já que estamos falando de cor, vai lá no meu cantinho dar sua opinião!

Bjs

Isa Souza disse...

Nosa esse post ficou mto legal. Mais uma coisa que eu aprendi sobre decoração xD
Aaaah please, será que n tem nenhuma fotinha da sua filha? queria ver
Barbara, eu amo o seu blog. é um dos melhores
beejo

Cissa Branco disse...

Bárbara,
Vim para dizer que seus conselhos cromáticos estão dando super certo, rs.

Não era frescura, realmente não tinha gostado do quarto, sei lá, achei que a cor não ficou ideal e que os quadros na lateral não combinavam... Não sei se passei a gostar ou se me acostumei.
Adorei as dicas históricas sobre as cores.
Grandes Beijos e vê se não some mais viu?!

Paula Betzold disse...

Barbie, amo cromoterapia. bjsssssss

Uska Hope disse...

Que bom que estais de volta!!
Amo tudo sobre cores!!!
Tem proposta de reciclagem em grupo e tem selinhos para vc lá no meu cantinho!!! Bjsss

Patricia Merella disse...

Ba
Obrigada pelo recadinho lá no blog.
Amo saber sobre cores,uhu VERMELHO!!!
Estamos indo a Portugal sabado,naõ estranhe meu sumiço,logo volto com
novidades e conto tudo lá no blog.
Bjkas amiga!

Margu Bakery disse...

Eu amo vermelho!
Esmalte vermelho, parede vermelha, sapatos vermelhos.
É minha cor favorita e acho q passa bem a imagem de quem eu sou.
Bjks.

Margu Bakery disse...

Báraba querida não sei se meu comentário deu certo ou não!
Deu um erro, de qualquer forma vou fazer de novo.
Se aparecer 2 coments iguais, ai vc deleta um deles.

Simone Scharamm disse...

Adorei o post sobre as cores! Incrível!!!
Ah...deve ter sido lindo a sua filha dançando ballet ao som de sertanejo! Que pena que esqueceu a máquina, né?
Meu computador tá "doidinho", tem dias que ele trava quando eu vou comentar e fecha todas as janelas!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Barbara adoreiiiii
tenha um lindo dia
bjus

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails